Tubarão

Depois de ser citada como a cidade mais hospitaleira do Brasil em um site de hospedagem e aparecer como uma das melhores cidades do país para realização de negócios, Tubarão volta a se destacar de maneira positiva. Desta vez, a Cidade Azul apareceu em 9º lugar entre as cidades catarinenses na questão da transparência.

O ranking da transparência entre Estados e municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes foi divulgado pela Controladoria Geral da União nesta semana. A ideia é verificar o grau de cumprimento à Lei de Acesso à Informação. Tubarão ficou atrás de cidades como Chapecó, Blumenau, Lages e Balneário Camboriú, mas supera municípios como Joinville, Itajaí, Florianópolis e Criciúma.

A avaliação ocorreu entre julho e novembro deste ano. Para avaliação da transparência passiva, foi verificada a existência de canais de atendimento ao cidadão e de um sistema, formulário eletrônico ou e-mail para envio de pedidos de acesso a informações públicas. Também entrou na avaliação a possibilidade de acompanhar o trâmite das demandas e a análise das respostas recebidas. Para isso, foram feitas três solicitações, por usuários diferentes (não identificados como funcionários da CGU).

Em relação à transparência ativa – que se refere à publicação de informações públicas na internet de maneira espontânea – a CGU verificou, primeiramente, a existência de sites oficiais e de portais de transparência. Em caso positivo, os avaliadores buscaram dados previstos como obrigatórias.Para o prefeito Joares Ponticelli, o destaque simboliza o comprometimento em demonstrar fielmente as realizações e ações da prefeitura.“É um compromisso nosso desde o primeiro dia de governo, mostrar o que estamos fazendo e sendo reconhecidos por fazer isso da maneira correta”, destaca.