Festa muito popular pelo mundo chega forte na região. Foto: irish Chamber Commerce/Divulgação
Festa muito popular pelo mundo chega forte na região. Foto: irish Chamber Commerce/Divulgação

Tubarão

Mais uma manifestação cultural vem chagando ao Sul do Estado para animar os finais de semana. Neste sábado, comemora-se o Dia de São Patrício, ou como é mais conhecido, o Saint Patrick’s Day. A tradição vem da Irlanda e tem muita comida e cervejas das mais variadas produções. Em Criciúma e Tubarão dois eventos agitam os mais aventureiros.

O dia de São Patrício presta homenagem ao mesmo, sim, ele existiu e desempenhou um importante papel na conversão de irlandeses ao Cristianismo. Alguns historiadores acreditam que ele tenha falecido em 17 de março de 461 d.C. Atualmente é conhecido e celebrado em todo o mundo e no Brasil, a comemoração começou tímida, nas ruas, e hoje, acontecem grandes festas de St. Patrick’s Day nas principais capitais do país, reunindo milhares de pessoas.

É muito comum ver pessoas vestindo roupas na cor verde, usando trevos de quatro folhas e fantasiadas de leprechaun (figura mitológica do folclore irlandês), que são os principais símbolos do St. Patrick’s Day. Mas na verdade a cor é uma homenagem aos soldados da Rebelião Irlandesa de 1798. Em Tubarão, a celebração ocorre neste sábado, na  Cervejaria Cambirela, do meio dia às 22h. “O Leprechaun convoca os aventureiros para comemorar o dia de São Patrício regado a muito chope verde e música boa no Beer Garden Cambirela”, anuncia o bar nas redes sociais.

Em Criciúma a festa também está garantida. Muita música, gastronomia e diversão aguardam o público no 1ª Saint Patricks Day, que ocorre neste sábado e domingo, no Parque das Nações Cincinato Naspolini, em Criciúma.

De acordo com um dos organizadores, Ramon Alves, são esperadas mais de dez mil pessoas nos dois dias de evento. “Diferente das festas que ocorrem nas casas noturnas, optamos pela realização de um evento para todas as idades, com familiares, amigos, no parque e com entrada gratuita”, explana.

Em Florianópolis, o The Black Swan English Pub, na Lagoa da Conceição, apresenta a nona edição da festa neste sábado, das 14h às 2h, para que famílias inteiras participem da data. Já em Palhoça, há cinco anos ocorre a comemoração no bairro Pedra Branca.

Ao contrário do que muitos pensam, as tradicionais festas em homenagem ao padroeiro surgiram nos Estados Unidos. Até hoje, a maior delas acontece no país, reunindo mais de 150 mil pessoas nas ruas de Nova Iorque. A multidão percorre cerca de dois quilômetros pelos principais símbolos da cidade, incluindo a Catedral de St. Patrick na 5ª Avenida e o Empire State Building. Na Irlanda, a data é comemorada nas ruas e nos famosos pubs. Milhares de pessoas lotam as ruas de Dublin, capital do país, vestindo roupas verdes e fantasiadas de Leprechaun.