Zahyra Mattar
Tubarão

 
Desde o começo da campanha contra a gripe no país, a secretaria estadual de saúde traça estratégias para atingir a meta estipulada pelo governo federal: imunizar 85% de cada cidade. E, neste contexto, a região abrangida pela 20ª gerência em saúde em Tubarão fez mais do que a lição de casa.
 
O percentual geral de imunização da gerência está em 91,61%. No âmbito estadual, Tubarão é a que tem mais pessoas protegidas contra a gripe. Em seguida, estão as regionais de Concórdia (83%) e São Miguel do Oeste (80%).
 
Todas as outras gerências estão com índices abaixo de 70%. Entre as cidades, Tubarão e São Martinho lideram o ranking das que mais imunizaram: 100,16% e 101,18%, respectivamente.
 
Das 14 cidades da 20ª regional, apenas quatro ainda precisam correr atrás do resultado, pois ainda estão com percentual abaixo de 80%: Capivari de Baixo (75,74%), Jaguaruna (76,65%), Sangão (79,94%) e Treze de Maio (79,88%).
 
“Acredito que até sexta-feira todas conseguirão alcançar os números que planejamos. Caso isso não ocorra, ainda haverá mais uma semaninha para buscar isso”, destaca a coordenadora da campanha na 20ª gerência em saúde, enfermeira Janete Zandomênico.
 
Isto porque o baixo desempenho da maioria dos estados fez com que o Ministério da Saúde prorrogasse a campanha até a próxima sexta-feira. Na região, nas cidades onde a meta já foi atingida, a vacinação está direcionada à imunização dos doentes crônicos, como asmáticos e cardíacos, por exemplo.