As cidades da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), devem decretar nesta quinta-feira (16) o lockdown (isolamento social mais rígido) no combate ao Covid-19. Entre as medidas em comum as que devem controlar a circulação de pessoas e veículos em espaços públicos.

Os prefeitos consideraram para a possibilidade do decreto a tendência de crescimento no número de casos e óbitos na região, de forma a colocar em colapso o sistema de saúde da Amurel, que já está sem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, foi levado em conta a baixa adesão da população ao isolamento social e ainda com as medidas já adotas antes.

Em Tubarão, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, afirmou que a partir desta quinta-feira (16), haverá um decreto válido por nove dias. “ Os prefeitos ainda vão discutir a situação da Amurel, mas em Tubarão já está decidido. Vamos fechar para dar uma segurada nisso aí, para não ter problemas mais para frente”, afirmou Daisson.

Na Cidade Azul, o decreto vai até o dia 24 de julho. Entre as medidas, que poderão estar no novo decreto está a proteção de pessoas do grupo de risco, que precisam ficar em casa e só deixar as suas residências para necessidades urgentes como ida ao supermercado ou à farmácia. Deverá ser feito o controle de veículos por meio de bloqueios e interdições de vias, além de barreiras e blitze de fiscalização na cidade.

Entre em nosso grupo do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul