#Pracegover Foto: na imagem há um gato abraçando um cachorro
#Pracegover Foto: na imagem há um gato abraçando um cachorro

O serviço inédito de atendimentos de emergência para cães e gatos em situação de abandono ou de rua que sofreram algum tipo de acidente ou doença que possa causar morte iminente, foi lançado nesta terça-feira pela prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Funat). A iniciativa busca cumprir os dispositivos da Lei de Bem Estar Animal, criada em outubro do ano passado.

A apresentação do serviço foi feito nesta terça-feira (15), em uma reunião que contou com a presença do prefeito em exercício Caio Tokarski, integrantes da Funat, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Guarda Municipal e também da promotora de Justiça Cristine Angulski da Luz. O atendimento clínico de emergência será prestado por uma empresa privada que se inscreveu por meio de credenciamento. Os custos de cada atendimento serão cobertos com recursos do Fundo do Bem Estar Animal. Nesse início de projeto, a clínica Petnautas.

A oferta do serviço público pioneiro passa por duas condições essenciais: o pet em questão, cão ou gato, tem de estar em situação de rua ou de abandono e, principalmente, alguma pessoa deve se responsabilizar de entregar o animal no momento do resgate e de buscá-lo na clínica após a recuperação, como forma de evitar que o mesmo seja abandonado na clínica credenciada.

“Estamos evoluindo nessa questão da causa animal e precisamos melhorar cada vez mais por meio de iniciativa como essa. Acredito que só conseguiremos ter um controle melhor disso com a ajuda das crianças, pois só através da Educação, desde o Ensino Infantil, teremos melhores condições de evitar o abandono de animais”, destacou o prefeito em exercício Caio Tokarski.

O município espera ampliar a oferta desse serviço a partir do credenciamento de outras empresas privadas. “Recebemos só um credenciamento, mas acredito que outras clínicas veterinárias devam se interessar em participar dessa iniciativa. Estamos mobilizados nas demandas da causa animal, lançamos esse serviço de atendimento de emergência e no próximo dia 25 faremos o segundo mutirão de castração”, lembra o diretor-presidente da Funat Júlio César Ângelo Rodrigues.

O serviço

Clínica Petnautas: 3622-0656 (das 7h às 19h)

Funat – 3626-8727 (07h às 19h) e 98419-9507 (plantão)

Em casos de maus tratos a animais: Polícia Militar no 190 ou Polícia Civil 3631-9494

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Tubarão