#Pracegover Foto: na imagem há pessoas escolhendo frutas e verduras em um supermercado
#Pracegover Foto: na imagem há pessoas escolhendo frutas e verduras em um supermercado

Os supermercados, atacadistas, mercados, lojas e farmácias de Tubarão devem permitir apenas a entrada de uma pessoa por família para a realização de compras. A medida foi estabelecida em decreto no fim do mês passado, no entanto, a normativa não tem sido respeitada por muitos clientes.

Nesta sexta-feira (11), à noite, vários casais, pais e filhos (crianças e adolescentes), foram vistos em um estabelecimento comercial por volta das 21h, burlando o decreto municipal. Entre os casais, a ‘artimanha’ que pôde ser observada é que as mulheres entravavam no local e depois, os homens conseguiam acessar o estabelecimento. O encontro para a realização das compras ocorria nos corredores.

De acordo com funcionários do estabelecimento comercial, os clientes chegam sem companhia ao local e passados alguns minutos eles encontram os seus familiares ou amigos e desta forma, seguem com as compras, a aglomeração e a ‘quebra’ do decreto. “Na porta do estabelecimento eles chegam sozinhos. Há uma pessoa que afere a temperatura e lá está tudo bem, porém depois de alguns minutos entra outra pessoa da mesma família e acaba encontrando o seu esposo, namorado, namorada, esposa e filhos. A situação também ocorre com grupo de amigos. Quando percebemos nos corredores pedimos para respeitarem a determinação. A solicitação também é feita nos caixas”, explica um funcionário.

Conforme o coordenador da Força Tarefa da prefeitura de Tubarão Murilo Ribeiro, há a fiscalização com muita intensidade nos supermercados, atacadistas e outros estabelecimentos comerciais. “Fizemos rondas durante todo o dia nos locais, inclusive no período da noite, quando os horários se estendem. Vamos continuar trabalhando e se for necessário conversar com a gerência dos estabelecimentos”, afirma.

Os consumidores também devem obedecer uma distância segura e utilizar a máscara de proteção facial, que é obrigatória em toda Santa Catarina. Mas neste mesmo estabelecimento, clientes eram vistos nas filas ou circulando nos corredores com as suas máscaras no queixo e não tapando o nariz e a boca.

Segundo especialistas, as máscaras devem cobrir o nariz e a boca para ter eficácia e diminuir a chance de contaminação. É fundamental que sejam obedecidas as normas de higiene pessoal e os cuidados para a colocação, retirada e limpeza das máscaras

O distanciamento social e o comportamento de evitar aglomerações são medidas recomendadas por especialistas para combater a pandemia de Covid-19 e a propagação do vírus, evitando desta maneira, a transmissão. A utilização de máscaras de proteção, por exemplo, é importante e recomendada pelas autoridades de saúde.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul