Tubarão já contabiliza 314 casos confirmados de Covid-19. Destes, 272 já se recuperaram, o que significa que há somente 42 casos ativos na cidade. De acordo com os dados emitidos pela prefeitura na noite desta terça-feira (16), ainda há 32 casos em monitoramento, 4 hospitalizados (3 em UTI e 1 em Enfermaria). A cidade já tem 4 mortes pela doença.

Os bairros com o maior número de infectados até esta terça-feira (16) são Centro (51), Passagem (35), Oficinas (29), Vila Moema (27), São Martinho (24), São João ME (22). Confira a lista completa clicando aqui. 

 

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol, estes bairros são os mais afetados por ter uma maior densidade populacional e atividades, principalmente de comércio e clínica.

“Humaitá também tem uma densidade populacional alta, porém, a quantidade de infectados é significativamente menor em relação aos bairros que entraram na lista”.

O número baixo de casos ativos na cidade não quer dizer que deverá haver um relaxamento nas ações de combate ao vírus. De acordo com Daisson, a Fundação continua no enfrentamento de combate ao Covid-19.

“Além de lembrar as pessoas de manter a higiene, uso de máscaras, distanciamento, isolamento social, estamos fazendo testes em todos os profissionais da saúde de Tubarão, sintomáticos ou não. Quem tiver com o vírus terá que seguir todas as orientações de isolamento”, disse o Presidente da Fundação.

Conforme Daisson, cerca de 750 profissionais farão os testes, inclusive os funcionários afastados por serem grupos de risco. “Começamos na segunda-feira pelos Postos de Saúde. Já fomos em 10 dos postos na cidade. Até semana que vem teremos um levantamento concreto da quantidade de profissionais infectados ou não”, afirma.

A decisão de realizar testes em profissionais da saúde é que foram confirmados 74 casos do novo coronavírus em profissionais da saúde em Tubarão:

15 são agentes de saúde;
14 são médicos;
10 são técnicos de enfermagem
9 são dentistas
9 são enfermeiros
4 são auxiliar de consultório
Outros: ao todo são 10 profissionais. A prefeitura não especificou as categorias.

 

Pacientes de outras cidades

A prefeitura também divulga a quantidade de pacientes de outras cidades internados nos hospitais de Tubarão em tratamento contra o novo coronavírus ou com suspeita. Junto com os pacientes de Tubarão, ao todo são 14 hospitalizados: 7 em UTI e 7 em enfermaria.

Na UTI há 3 pacientes de Tubarão, 1 de Braço o Norte e 1 de Imbituba positivados com o vírus. Há mais um paciente de Tubarão internado na UTI com suspeita de ter a doença.

Na enfermaria há 1 paciente de Capivari de Baixo, 1 de Jaguaruna e 1 de Tubarão em tratamento contra o Covid-19. E mais 2 de Tubarão, 1 de Orleans e 1 de Pescaria Brava com suspeita da doença.

A prefeitura não informou quais do pacientes estão internados no Hospital Socimed e Nossa Senhora a Conceição.