#Pracegover foto: na imagem há construções, árvores e veículos
#Pracegover foto: na imagem há construções, árvores e veículos

A Arena Multiuso Prefeito Estener Soratto da Silva, no bairro Vila Moema, em Tubarão, será a partir desta quinta-feira (6) o ponto de vacinação do município contra a Covid-19. Os trabalhos de imunização ocorrem das 9 às 19h, de segunda a sexta-feira.

A medida foi tomada em reunião nesta quarta-feira (5) entre representantes da Fundação Municipal de Saúde, inclusive o diretor-presidente, Daisson Trevisol e o chefe do poder Executivo, Joares Ponticelli. Vacinas que protegem as demais enfermidades serão aplicadas na Policlínica Central. Há a possibilidade dos moradores da Cidade Azul se imunizarem com agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde contra a Covid-19.

Os trabalhos na Policlínica ocorrem das 7 às 22h, de segunda a sexta-feira e nos sábados, domingos e feriados, os atendimentos são realizados das 7 às 17h. No encontro desta quarta-feira ficou decidido que na próxima semana, na quarta-feira que vem, haverá uma ação de testagem da população na Arena Multiuso das 14 às 19h.

Desde o mês passado, hospitais das redes pública e particular e outras unidades de saúde do Sul de Santa Catarina têm registrado um aumento de pacientes com síndrome gripal na busca por atendimento. São pessoas com suspeitas de Covid-19 e influenza. A procura tem ocorrido com frequência após as festas de fim de ano.

Há quase duas semanas o sistema de saúde público e privado do Sul catarinense estão sobrecarregados. Hospitais operam com superlotação de atendimentos, não de lotação. Há unidades que trabalhavam com 150 atendimentos em 24 horas e atualmente atendem 350 a 400 pessoas nesse período. Além dos hospitais e clínicas, as  secretarias municipais emitiram alertas informando sobre a alta procura por atendimento e também pedindo para os catarinenses, turistas e moradores do Estado que continuem seguindo os protocolos de saúde.

A variante Ômicron da Covid-19 surgiu no dia 24 de novembro de 2021, na África do Sul. Ela se comporta muito diferente da variante Delta, por exemplo.  Não há as características típicas da Delta, como perda de olfato e paladar, mas um quadro gripal em si. Ela se manifesta muito mais pelas dores no corpo, cabeça e garganta, sem perda de olfato e paladar. É uma variante de preocupação pelo fato de transmissibilidade ser muito alta. A Ômicron se transmite muito facilmente entre pessoas que estejam em um mesmo ambiente.