#Pracegover foto: na imagem há pessoas e construção
#Pracegover foto: na imagem há pessoas e construção

A semana cultural 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi teve início na manhã desta terça-feira (24) com uma encenação teatral, no monumento na localidade de Morrinhos, onde a heroína nasceu em 30 de agosto de 1821. As celebrações em torno dessa data acontecem há meses, inclusive no Uruguai e na Itália, onde Anita participou de episódios históricos.

O evento contou com a presença de alguns moradores e autoridades do município. O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura Carlos Zamparetti e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação Maurício da Silva destacaram a importância da vida e do legado de Anita.

“Nós brasileiros reconhecemos muito tarde os feitos de Anita Garibaldi, mas hoje valorizamos e saudamos com orgulho a importância histórica que ela teve para o mundo”, destacou Maurício da Silva.

“É uma satisfação iniciarmos esse resgate histórico aqui no local onde Anita nasceu há 200 anos e todas as iniciativas e eventos têm uma grande importância, pois mantém viva e sempre presente a memória dessa mulher que tem uma história respeitada no mundo inteiro”, acrescenta Carlos Zamparetti.

A apresentação do grupo teatral Entrepalcos mostrou, em alguns minutos, um resumo da vida de Anita, desde a infância, passando pelo primeiro casamento e, por fim, a vida com Giuseppe Garibaldi.

Nesta quarta-feira (25), a programação cultura do bicentenário de Anita Garibaldi tem como atração um sarau literário, varal literário e uma exposição de banners retratando obras de Willy Zumblick com a temática de Anita Garibaldi. As ações ocorrem a partir das 14h30, na Praça Peri Camisão, ao lado da Casa da Cidade.

Ainda na segunda-feira (23), o bicentenário de nascimento da heroína foi celebrado em uma sessão especial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que contou com a presença de vários convidados e autoridades, entre elas o prefeito de Tubarão Joares Ponticelli.

Confira a programação completa da semana cultural:

Dia 25 (quarta-feira)

Sarau literário Anita Garibaldi

Varal literário

Exposição de banners retratando obras de Willy Zumblick com a temática de Anita Garibaldi

Horário: 14h30

Local: Praça Pery Camisão (Casa da Cidade)

Dia 26 (quinta-feira)

Instalação da exposição dos figurinos do Musical Anita

Horário: 09 horas

Local: Fundação Municipal de Educação

Dia 28 (sábado)

Lançamento do livro infantojuvenil intitulado ”O livro de Anita” da escritora tubaronense Edla Zim

Horário: 16 horas

Premiação do Concurso Literário promovido pela AJEB-SC com o tema: Anita Garibaldi uma Mulher à Frente do seu Tempo

Horário: 17 horas

Apresentação da Rota Gastronômica Brasil x Itália

Horário: 18 horas

Jantar temático: Gastronomia italiana inspirada na vida e ideais de Anita Garibaldi, pela Chef Adriana Zanini

Horário: 19 horas

Local de todos os eventos do dia: Espaço Clube 7 de Julho

Dia 30 (segunda-feira)

Encerramento da Semana Cultural Anita Garibaldi

Apresentação do grupo teatral Entrepalcos

Performance da cantora Vera Viana

Lançamento do livro ”Santa Catarina – Estado Feminino: Mulheres catarinenses que são exemplos e enaltecem nossa terra com suas histórias de vida”, de autoria de Joares Ponticelli

Horário: 10 horas

Local: Herma de Anita Garibaldi – Paço Municipal de Tubarão

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Tubarão