#Pracegover foto: na imagem há um menino e uma mulher sentados no gramado
#Pracegover foto: na imagem há um menino e uma mulher sentados no gramado

De 21 a 28 de agosto é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, campanha anual pela Federação Nacional das Apaes, desde 1963, que passou a fazer parte do calendário nacional através da Lei nº 13.585/2017. A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Tubarão fará uma programação com lives e ações com educandos da instituição.

Em 2021, a campanha tem como tema “É tempo de transformar conhecimento em ação. As ações da APAE de Tubarão estão focadas em trazer informação à comunidade, buscando evitar novos casos de deficiência, aproveitando também o Agosto Laranja, mês de prevenção. “Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 70% das deficiências podem ser evitadas tomando-se medidas como cuidados no pré-natal, com a ingestão de vitaminas e o não uso de drogas ou álcool, por exemplo”, explica a diretora pedagógica da APAE de Tubarão, Stella Maris Bittencourt de Souza.

Apesar disso, o número de pessoas que possuem algum tipo de deficiência só tem aumentado. No Estado de Santa Catarina, em média 16% da população possui diagnóstico de deficiência, fazendo com que o tema será uma questão de saúde pública no Brasil.

A importância do Agosto Laranja levou a Câmara de Vereadores de Tubarão à criação da Semana Laranja, incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município. Dada esta importância, a APAE de Tubarão coloca em prática durante todo o ano, o projeto de prevenção de deficiências, envolvendo a prevenção primária (cuidados antes da gestação), prevenção secundária (cuidados na gestação) e terciária, quando os cuidados acontecem durante o parto e após o nascimento do bebê.

Em Tubarão, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla promovida pela APAE iniciará no sábado (21), com programação online nos canais da instituição. Na terça-feira (24), acontece uma sessão de fotos com os educandos a live “Os elementos naturais auxiliando na retomada das atividades presenciais das pessoas com deficiência no CAPEs”, às 19h, no Youtube. No dia 26, a APAE realizará a carreata pela cidade e também o evento Lugar de Homem é na Cozinha, no período da noite, em formato take away.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

 

Fonte: Apae de Tubarão