Com a chegada do verão, principalmente com a onda de calor, o consumo de água tende a aumentar. A Tubarão Saneamento, concessionária responsável pela captação, tratamento e distribuição no município, comemora o resultado dos investimentos realizados no sistema desde 2012, que estão garantindo o abastecimento dos clientes, durante este período mais quente do ano.

Dentre as obras já executadas, desde o início do contrato, está a instalação de geradores, limpeza das adutoras, adequação do sistema cloro gás, levantamento topográfico, modelagem hidráulica, construção da Estação de Desaguamento de Lodo, ampliação da Estação de Tratamento de Água, implantação de novos distritos de medição e controle, incrementos e substituições de rede, novos boosters, reativação dos reservatórios que atendem as comunidades de São Martinho e Caruru e aumento da capacidade do reservatório que atende esses locais, além de manutenções preventivas e entre outros trabalhos.

Evidenciando o compromisso com os clientes, nos últimos meses a Concessionária realizou trabalhos para melhorar a distribuição de água para as unidades consumidoras mais afastadas, situadas nos bairros São João ME, Guarda ME, Passo do Gado e Madre. Mais de 5,2 quilômetros de rede de abastecimento foram reforçados com o aumento da tubulação. Isso impacta na pressão distribuída. Os investimentos somam R$ 1,8 milhões. Na região da Madre, a obra ainda está em andamento e a previsão de conclusão acontece no mês de fevereiro.

Outro trabalho que merece destaque é a modernização de um dos três decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA). Com isso, foi possível aumentar a vazão do equipamento em mais de 20%, o que resultou na melhora da capacidade de produção de água. Foi realizado investimento de R$ 2 milhões. Nos próximos anos, os outros devem passar pelo mesmo processo.

“Estes são investimentos que podem até passar despercebidos para os consumidores nos dias de hoje, mas quando comparado com o histórico deste mesmo serviço, em anos anteriores, conseguimos notar a evolução e a qualidade oferecida para os tubaronenses”, conta o diretor da Tubarão Saneamento, Paulo Eduardo Canalles.

Segundo a concessionária, aliado as melhorias realizadas ao longo dos anos no município, é importante que a população utilize este bem tão precioso com consciência. Iniciativas simples, sem comprometer o conforto e o atendimento às necessidades, podem fazer a diferença: reduza a lavagem diária de roupa, acumulando e usando a capacidade máxima da máquina, reutilize a água, use a vassoura no lugar da mangueira, limpe o carro usando um balde para enxaguar, reduza o tempo no banho e da torneira aberta e fique sempre atento se há vazamentos.

“E se identificar algum vazamento na rua, acione a Tubarão Saneamento, para que seja feito o reparo. Essa atitude pode evitar que milhares de litros de água tratada sejam desperdiçados. Basta chamar no WhatsApp (48) 99168-5827 ou pelo 0800 648 9596”, completa o diretor.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Tubarão Saneamento