#Prcegover Foto: na imagem há um cão deitado e uma pessoa com as mão faz carinho no animal
#Prcegover Foto: na imagem há um cão deitado e uma pessoa com as mão faz carinho no animal

Pelo menos 12 cães morreram depois de ser envenenados, nesta segunda-feira, no bairro Sertão dos Mendes, em Tubarão. Alguns destes animais estavam em cercados e outros estava em situação de rua.

Os proprietários dos animais e moradores da localidade suspeitam de quem possa ter cometido o crime, no entanto, não podem afirmar por não terem provas. As mortes ocorreram em apenas uma rua daquele bairro. Um boletim de ocorrencia foi registrado.

Os casos ocorreram todos na mesma rua. Os moradores suspeitam quem tenha cometido o crime, mas não há provas concretas.

Os sintomas de envenenamento em cães podem ser muito variados e diferentes, em função do tipo de substância ingerida pelo animal. Existem sinais gerais que por norma indicam uma intoxicação, como é o caso do aparecimento, sob a forma aguda, de transtornos gastrointestinais, respiratórios ou neurológicos. Os sintomas por envenenamento podem ocorrer com: vômito; falta de apetite; diarreia; salivação excessiva; prostração; incoordenação e dificuldade respiratória.

A principal lei que protege os animais é a Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais:

Art.32 – Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

A pena será de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul