Três profissionais da saúde receberam as primeiras vacinas de Covid-19 em Imbituba

Imbituba recebeu 373 doses da vacina contra o novo coronavírus, 30 serão aplicadas em idosos moradores de lar de longa permanência e o restante em profissionais da saúde.

Depois de longos nove meses, desde quando o primeiro caso da Covid-19 foi registrado em Imbituba, enfim, as primeiras doses da vacina contra o novo coronavírus foram aplicadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SEDUCE).

Nesta terça-feira (19), três profissionais que trabalham na linha de frente da Covid-19 receberam a primeira dose da vacina. Josilene David da Silva, técnica de enfermagem, Joana Melo, gerente de imunização, e o médico Jaime Freitas, diretor técnico do Hospital São Camilo.

Josilene perdeu a mãe, de 75 anos, vítima do novo coronavírus no ano passado. Para a técnica de enfermagem, a vacinação contra a Covid-19 representa a esperança de dias melhores. “Eu queria que essa vacina viesse antes, para que a minha mãe pudesse ser vacinada. Mas, como não foi possível, que as doses salvem muitas vidas”, disse a profissional da saúde.

A gerente de imunização do município, Joana Melo, que teve o irmão internado com a Covid-19 na UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, por 19 dias, disse que, receber a vacina foi emoção muito grande. “E um sentimento único. A vacina renova a minha força e a minha energia para trabalhar na linha de frente contra a Covid-19”, disse Joana Melo.

O diretor técnico do Hospital São Camilo, Jaime Freitas, enfatizou que foi um dia de muita felicidade. Segundo ele, uma luz no fim do túnel, diante de uma pandemia que se arrasta a quase um ano.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro, a palavra-chave é esperança. “Esperança de que a gente logo terá uma vida normal ou próxima da normalidade”, enfatizou a Secretária de Saúde.

Na mesma linha, o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, disse que a terça-feira (19) serviu para renovar a esperança de que, em breve, esse grande desafio será superado”, disse o prefeito Rosenvaldo.

O município de Imbituba recebeu 373 doses da vacina contra o novo coronavírus. As ampolas da CoronaVac, produzidas pela empresa SinoVac, em parceria com o Instituto Butantã, foram repassadas aos estados através do Ministério da Saúde.

Na primeira fase do plano de vacinação serão imunizados os trabalhadores da área da saúde, a população idosa a partir dos 75 anos, as pessoas com 60 anos ou mais que vivem em asilos ou instituições psiquiátricas, bem como, a população indígena.

Em Imbituba, das 373 doses, 30 serão aplicadas em idosos que vivem em estabelecimentos de longa permanência (casa de repouso). O restante (343), será aplicado em profissionais de saúde. O início da vacinação em Imbituba está marcado para esta quarta-feira (20), nos dois asilos do município, no Hospital São Camilo, no atendimento Covid-19 (tenda) e no SAMU.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul