Com abertura nesta quarta-feira (1) e visitação de 2 a 29 de junho, a exposição Reminiscências/Remanescências ocorre no Espaço Multiuso da Univali – campus Itajaí. A exposição conta com a curadoria de Ane Fernandes e reúne os artistas Guedes, de Tubarão; Buss, de Brusque, e Magru, de Itajaí.

A exposição Reminiscências/Remanescências é um reencontro de três amigos que promoveram suas artes em praça pública na década de 1970, em pleno regime ditatorial. Era arte de vanguarda, com tendência surrealista e arte engajada por um mundo melhor e liberdade de expressão. Nesse reencontro, antes de mais nada, afloram reminiscências – fagulhas de memórias, lampejos de saudades, cacos de imagens mentais que teimam em habitar as mentes de três artistas que continuam artistas apesar da longa caminhada, numa amizade de mais de 40 anos.

Reminiscências faz alusão ao que ficou na memória de todos aqueles jovens que frequentaram as praças de Brusque, Itajaí, Joinville, Blumenau, Laguna, Tubarão. Remanescências faz alusão ao que ficou impregnado em suas próprias vivências como artistas e como cidadãos. Ambos os termos indicam esse movimento de ter consciência de que o tempo passou, mas todos continuam na trilha, ainda estão caminhando guiados pelo espírito libertador da arte.

Nesse sentido, as obras de Buss, Guedes e Magru são remanescentes de um passado que teima ainda em ser presente. Eles estão aqui, reeditando seus votos de fidelidade ao modernismo surreal, ao engajamento por um mundo melhor, aos laços de uma amizade construída em praça pública.

Obviamente que muita coisa mudou nas pessoas dos artistas e na própria arte que eles apresentam. Mas, permanece o amor à estética surreal e o compromisso com a construção de um mundo melhor. Permanece, portanto, a essência do sentimento que há mais de 40 anos motivou três artistas a irem para as praças de Santa Catarina. Esse espírito remanescente é que os move para novamente se unirem e promoverem mais uma exposição exaltando os valores da arte.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul