Treinar sozinho em casa, pode ser fatal para os seus resultados e sua saúde!

Durante este período de quarenta, muitas pessoas foram impedidas de continuarem praticando seus exercícios na academia, nos parques, nas ruas ou com seu Personal Trainer, em casa. Outros, decidiram começar a prática de exercícios por estarem com mais tempo livre.

A saída, foi a busca por vídeos e aulas ao vivo na internet. As redes sociais possibilitam todos os dias, o acompanhamento de vários treinos (LIVE), em conjunto com milhares de pessoas. As empresas e lojas de equipamentos esportivos observaram um aumento significativo nas vendas de acessórios.

Essa nova mudança de comportamento é excelente. A inatividade física é um problema mundial. A Organização Mundial da Saúde afirma que, no mundo, 1 em cada 4 adultos não atinge as recomendações mínimas de atividade física por semana (150 minutos). No Brasil, o número de adultos sedentários é de 47%, um dos maiores do mundo.

O problema é que, muitos desses treinos disponíveis na internet foram desenvolvidos de uma forma geral, para determinado público: pessoas saudáveis, sem fatores de risco, sem lesões ósseas ou articulares ou ainda, doenças cardiovasculares conhecidas. E aqui está o perigo, pois grande parte da população brasileira está com sobrepeso ou obesa, com problemas ósseos associados (lesão nos joelhos, dor nas costas), com hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.

Ao praticar atividades sem a correta orientação, o praticante corre maior risco de machucar-se, por fazer movimentos do quais não está acostumado ou ainda, ter um evento cardiovasculares grave, por não respeitar a intensidade de treinamento adequada para a sua condição física. A orientação de um Personal Trainer é a única maneira de atingir os seus objetivos mais rapidamente, com segurança e eficiência.

Ao elaborar um programa de exercícios, o Personal Trainer busca a melhor estratégia para o seu cliente, elaborando treinamentos estruturados, pensando na adequada seleção e sequência de exercícios, frequência semanal e especialmente na intensidade, sempre baseado nas diretrizes e recomendações estabelecidas. Orientam ainda quanto à técnica correta dos exercícios, além de motivarem seus clientes e fornecerem reforço psicológico para constante progressão.

Por isso, ao buscar por vídeos e aulas virtuais, converse com um Personal Trainer. Muitos profissionais desenvolveram programas com acompanhamento para você treinar em casa, de forma mais assertiva, respeitando as suas reais necessidades e limitações.

E lembre-se, somente o Profissional de Educação Física pode prescrever exercícios físicos e este precisa estar registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Não arrisque quando o assunto é a sua saúde. Um programa mal desenvolvido pode ser fatal para os seus resultados, sua saúde e para a sua motivação.

Texto: Ana Cristina Mendes – CREF 9486-G/SC
Personal Trainer na Ready Personal