Florianópolis

As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições do Conselho Tutelar começaram a ser distribuídas ontem para todo o Estado. Cada município agendou a retirada de suas urnas, podendo buscá-las até a próxima segunda-feira.  Ao todo, 1.3 mil urnas serão utilizadas no pleito de 6 de outubro.

As urnas eletrônicas serão distribuídas para 119 municípios do Estado, onde 4.289.785 eleitores poderão votar por meio do processo eletrônico. As demais 176 cidades, responsáveis por 796.534 eleitores, utilizarão urnas de lona. A escolha dos locais que terão eleição com urna eletrônica ou de lona foi feita com base no tamanho do eleitorado e também por serem sedes de Comarca.

Juntamente com a distribuição, os Técnicos de Apoio ao Voto Informatizado (Tavis) são treinados para atuarem no apoio técnico à realização das Eleições, resolvendo eventuais problemas que possam ocorrer com a urna eletrônica. Aproximadamente 180 técnicos trabalharão na Eleição, ao menos um por município, para auxiliarem os mesários em procedimentos básicos de contingenciamento com a urna, principalmente, os que envolvem baterias e impressão.

As Eleições do Conselho Tutelar serão realizadas em todo o país. Em Santa Catarina, os eleitores escolherão cerca de 1.5 mil conselheiros tutelares do Estado, ao menos cinco por cidade. O apoio do TRE-SC para as eleições dos conselheiros tutelares em Santa Catarina visa garantir os direitos dos cidadãos, por meio de parcerias estratégicas com outras instituições e do aperfeiçoamento do atendimento aos eleitores.