O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) iniciou nesta terça-feira, dia 28, o processo de julgamento dos pedidos de registros de candidaturas que foram interpostos por partidos e coligações para as eleições deste ano no estado.

 

Até o dia 17 de setembro, prazo final estipulado pelo calendário eleitoral para a Justiça Eleitoral julgar todos os pedidos de registro, deverão ser apreciadas 766 candidaturas, sendo nove para governador e nove para vice-governador, além de 14 para senador, 14 para primeiro suplente de senador e 14 para segundo suplente. Ainda serão julgadas outras 244 candidaturas para deputado federal e 462 para deputado estadual.

 

Na sessão plenária realizada na manhã de terça-feira, a primeira agremiação que teve seu Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) julgado, condição necessária para dar seguimento ao julgamento dos registros, foi o Partido Novo (NOVO). Segundo o juiz relator Wilson Pereira Junior, o partido preencheu todos os requisitos para a apresentação de candidaturas a deputado federal, inclusive os números relativos à cota mínima de gênero de 30%.

 

Na sequência foram deferidos os pedidos de três candidaturas femininas do NOVO ao cargo de deputado federal. Não havia nenhuma notícia de impugnação contra os pedidos julgados. Todos os registros podem ser consultados no DivulgaCandContas. Os julgamentos dos registros ocorrerão sempre durante as sessões do Pleno do TRE-SC e podem ser acompanhados pelo Canal TRESC.