#Pracegover foto: na imagem há dois homens
#Pracegover foto: na imagem há dois homens

O Trato por Laguna estendeu sua área de atuação e deu início, nesta semana, às inspeções em residências e estabelecimentos comerciais do Bairro Esperança, para verificar se os imóveis da região estão ligados corretamente à rede coletora de esgoto.

As equipes realizaram uma ação de divulgação pelo bairro, orientando e tirando dúvidas dos moradores sobre os agendamentos e nesta segunda-feira (4), iniciaram as vistorias. O programa já vistoriou 3.587 imóveis nos bairros Mar Grosso, Magalhães. Navegantes, Vila Vitória e Portinho, e emitiu 765 certificados de regularidade.

Durante as vistorias são verificados todos os pontos que geram esgoto em um imóvel, como banheiro, cozinhas e áreas de serviço. Testes com insuflador de fumaça têm sido realizados para localizar eventuais ligações pluviais irregularmente conectadas à rede de esgoto.

As principais irregularidades encontradas são: ausência ou subdimensionamento de caixa de gordura (62%) , água pluvial conectada à rede de esgoto (16%), fossa conectada na rede (19%), esgoto conectado à rede pluvial (3%) , ou imóveis não conectados (14%).

As vistorias são gratuitas e podem ser agendadas através do whatsapp 99611-7706 ou no site do programa tratoporlaguna.com.br