O Trânsito de São Ludegro sofrerá algumas readequações.
O Trânsito de São Ludegro sofrerá algumas readequações.

Wagner da Silva
Braço do Norte

Mais uma cidade da região pode contar em breve com uma Guarda Municipal. A criação, que visa corrigir os problemas no trânsito da cidade, está entre as ações já cogitadas pelo Conselho Municipal de Trânsito (CMT), que toma posse oficialmente hoje de manhã, no gabinete do prefeito Ademir Gesing (PMDB), o Gogo.

“Precisamos garantir a segurança de motoristas e pedestres e a criação da Guarda seria uma alternativa. É algo para ser implantado a longo prazo, mas que já pode ser estudado”, explica o presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Edemilson Daufembach.

A ideia de criar o CMT partiu do Conseg, que mobilizou grupos organizados e contou com apoio da administração e da câmara. Será formado por membros da CDL, Lions, Conseg, executivo, legislativo, e Polícias Militar e Civil. Cada entidade terá um membro efetivo e o outro suplente. Logo após a nomeação, o conselho de trânsito formará a primeira diretoria e irá elaborar o estatuto.

Principais projetos do CMT

O objetivo do Conselho Municipal de Trânsito é avaliar ações para melhorar o fluxo de veículos. A comissão já possui algumas prioridades. O trabalho deve iniciar com um estudo completo do trânsito. A ideia é executar um projeto para reorganizar o tráfego e mudar a sinalização.

Algumas ações do devem ser imediatas. “Apesar de sermos um município pequeno, enfrentamos problemas em alguns pontos, principalmente no centro, mas de fácil solução. Com este estudo, vamos corrigir os problemas”, adianta Edemilson Daufembach.