Tubarão

As ruas de Tubarão onde haverá o sistema de estacionamento rotativo aos poucos recebem a demarcação horizontal no asfalto que determina o espaço a ser ocupado pelos veículos. O trabalho é executado pela IT2B, que fará o gerenciamento do serviço, e fiscalizado pela Gerência de Trânsito do município.

A concessão do estacionamento rotativo foi repassado pela prefeitura à Apae por meio de um termo de permissão, assinado no início de novembro do ano passado. A Apae, com o modelo, tornou-se responsável integral pelo serviço e contratou a IT2B para o gerenciamento do serviço. Ao todo serão 2.7 mil espaços de estacionamento, dos quais 477 são para motos. Desse total, 5% serão destinados a idosos e 2% reservados aos deficientes físicos. A expectativa é de que o serviço seja iniciado no próximo mês.

De acordo com o gerente de Trânsito Dionísio de Quadros, os espaços das vagas de estacionamento para veículos têm cinco metros de extensão conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas em alguns pontos específicos, no início e fim da rua, as vagas ficaram menores. “Em algumas ruas não dá pra demarcar a primeira ou última vaga com cinco metros exatos, o espaço fica fracionado porque foi alcançado o limite com o cruzamento. Nesse caso o espaço receberá a demarcação específica para o estacionamento motos”, esclarece Dionísio.

Concluída a demarcação, que terá ainda as placas de sinalização do rotativo, a equipe da Gerência de Trânsito fará uma verificação completa do trabalho. Algumas correções e indicações pontuais, no entanto, já foram feitas.