O novo transformador de força foi instalado nesta sexta-feira e será ligado domingo.
O novo transformador de força foi instalado nesta sexta-feira e será ligado domingo.

 

Braço do Norte
 
O potencial energético dos municípios abastecidos pelas cooperativas de Braço do Norte e Grão-Pará está ampliado. Nesta sexta-feira, foi feita a instalação do transformador de força (trafo). O equipamento garante 16.6 MVA a mais de energia à região.
 
O trafo foi remanejado pela Celesc, a pedido da Cerbranorte. A manobra garante minimizar os problemas de abastecimento nesta época do ano, quando a demanda é muito maior. 
 
Para se ter uma ideia, somente as estufas granjeiras duplicam o consumo de energia durante o verão. “Antes mesmo do início da temporada, já estávamos no limite de nossa capacidade”, revela o engenheiro da Cerbranorte, Fábio Mouro. 
O novo trafo elimina a incidência de blecautes e apagões e ainda abre uma porta de investimentos na região. Neste domingo, o novo equipamento entra em funcionamento.
 
“Braço do Norte pode contar, mais uma vez, com o auxílio e o comprometimento da Celesc, que não mede esforços para contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina”, valoriza o assistente da presidência da estatal, Ademir da Silva Matos.
 
Ele e o vice-presidente da Cerbranorte, Manuel da Silva, o Nelo, acompanharam a instalação do equipamento.