Trabalhos sobre Ponte Anita Garibaldi reduzem limites de velocidade

O DNIT/SC alerta aos motoristas que trafegam pela Ponte Anita Garibaldi, na BR-101 sul, que atentem para as obras de recomposição do pavimento asfáltico sobre a travessia, mantendo os limites de velocidade indicados pela sinalização provisória. Com homens e equipamentos sobre as pistas, nova configuração de tráfego está delimitada para garantir a segurança dos profissionais envolvidos nos serviços, bem como aos usuários da rodovia federal.

Assim, o limite de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos de grande porte passa a ser de 60 km/h para todos. Enquanto os trabalhos de aplicação do microrrevestimento asfáltico forem realizados, sempre haverá interrupção em uma das faixas de rolagem para abrir espaço aos equipamentos. Após o trecho em atividades, os limites de velocidade voltam a ser definidos pela sinalização definitiva da rodovia federal.

As melhorias são feitas em toda a extensão das pistas elevadas na estrutura, recobrindo a camada superficial. Com isso, a ponte terá trânsito com restrição em faixas de rolagem para abrir frente aos serviços em execução. Os motoristas devem considerar trabalhos sobre pistas a partir das 07h15min, com encerramento das atividades às 18 horas.

Como todas as atividades são realizadas em campo aberto, ficam sujeitas às condições do tempo: em caso de instabilidade, os trabalhos são suspendidos e retornam somente com dia ensolarado. Os motoristas precisam atentar e redobrar os cuidados, pois todas as obras são realizadas sobre as pistas e vias laterais, com equipamentos e profissionais em movimentação constante.

Com chuva, o microrrevestimento asfáltico não pode ser aplicado e secado, devido a umidade nas bases. Para mais informações, a autarquia mantêm canais de interação para usuários, mantido pelo consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestora Ambiental da BR-101 Sul), através do atendimento gratuito pelo telefone 0800 6030 101 e pelos links úteis no site 101sul.com.br.

A Ponte Anita Garibaldi (Ponte de Laguna) tem 2.830 metros de extensão, liberada ao tráfego de veículos desde julho de 2015. Ela faz a travessia sobre o Canal de Laranjeiras, no limite dos municípios de Laguna e Pescaria Brava, e está localizada entre o km 312,9 o km 315,73.