#Pracegover Foto: na imagem há o prédio do Hospital Nossa Senhora da Conceição, estacionamento, carros, edifícios, rua e avenida e pessoas
#Pracegover Foto: na imagem há o prédio do Hospital Nossa Senhora da Conceição, estacionamento, carros, edifícios, rua e avenida e pessoas

Funcionários da área de enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, farão nesta terça-feira (8), uma manifestação às 18h, para cobrar melhores salários e também a reposição e valorização de servidores.

No manifesto, que ocorrerá próximo a unidade de saúde, os trabalhadores deverão vestir preto. Os servidores pedem 40% de direitos salariais. No convite que circula pelas redes sociais pontua que o HNSC não está perdendo os seus funcionários por medo da pandemia da Covid-19, mas pela sobrecarga, falta de humanização e condições justas de trabalho.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Tubarão e Região (Sindsaude), Denise Matos de Freitas, afirma que a manifestação será pacífica, com cartazes e sem aglomeração. “O ato ocorrerá nos arredores do hospital. Pedimos por melhores condições de trabalho e um salário mais digno. A ação será realizada por pedido dos trabalhadores. Há colegas infectados, cansados psicologicamente e fisicamente”, lamenta.

Ela conta que os funcionários são contratados por um salário de R$ 1.5 e que a maioria dos servidores estão no limite. “Só na semana passada foram 16 pedidos de demissão, 12, inclusive não quiseram cumprir o aviso prévio. Quem ficou trabalha por dois ou três. Muitos pensavam em fazer pedido de demissão em massa. A conta não pode ser paga pelo trabalhador da saúde”, enfatiza.

Além dos servidores que pedem desligamento, outros funcionários da instituição são afastados por estarem infectados com a Covid-19. O Notisul buscou contato com a direção do HNSC, mas não teve retorno até o fechamento desta matéria.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul