Autorizado em março a captar recursos para a realização de uma nova edição da Tomada de Laguna, o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) realiza nesta quinta-feira (18), um encontro para apresentação do plano de incentivo cultural ao espetáculo.

A reunião ocorrerá na sede da Associação Empresarial de Laguna (Acil) e será transmitida ao vivo pela página do CulturAnita no Facebook, a partir das 19h. Para evitar aglomeração de pessoas, em virtude da pandemia do novo coronavírus, além do prefeito Mauro Candemil, estarão presentes representantes do próprio instituto, CDL e Acil.

Todos os participantes do encontro de apresentação estão sendo orientados a respeitar todas as normas de prevenção definidas pelas autoridades sanitárias municipal e estadual.

Captação

A intenção do CulturAnita é sensibilizar as grandes empresas para que destinem até 4% do valor que pagarão a título de imposto de renda, para custear a produção e apresentação da nova versão da peça, que foi idealizada inicialmente pelo Instituto em 1999.

O projeto aprovado pelo governo federal prevê cinco apresentações em Laguna em 2021, quando será comemorado internacionalmente o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi. A captação permite obter o recurso de até R$ 2.235.972,96.

O espetáculo é o único do gênero apresentado no Brasil e vai contar com a participação de mais de 400 atores, dezenas de cavaleiros, navios e muitos efeitos especiais. A ideia é apresentar a encenação durante os últimos dois finais de semana de julho de 2021, no mesmo local onde aconteceu o evento histórico em 1839.

A Tomada de Laguna foi um dos principais eventos do calendário de Santa Catarina, responsável por durante anos movimentar centenas de turistas à cidade de Laguna durante o mês de julho.