#ParaTodosVerem Na foto, os atores Tarcísio Filho e Werner Schünemann com parte do elenco que encenou o espetáculo ‘A Tomada de Laguna’ em 2004
Na última encenação de ‘A Tomada de Laguna’, em 2004, os Tarcísio Filho e Werner Schünemann deram vida a Giuseppe Garibaldi e Bento Gonçalves, respectivamente - Foto: PML | Divulgação

Com um Cine Mussi ocupado por apreciadores da cultura e da história, a Tomada de Laguna foi oficialmente lançada na noite desta sexta-feira (15). O espetáculo teatral vai reunir cerca de 200 atores e figurantes e será apresentado de 21 a 24 de setembro, nas docas do Centro Histórico de Laguna.

A encenação deste ano marca seu retorno após 18 anos, com o formato original pensado em 1999, quando ocorreu a primeira apresentação, organizada pela então Fundação Anita Garibaldi, hoje Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita).

“A Tomada de Laguna é um evento do qual nos orgulhamos muito em promover e participar. Todos que aqui estão conhecem a importância desse espetáculo e sabem da responsabilidade que é fazer essa tão importante encenação”, diz o presidente do CulturAnita, Milton Cavalcante.

A partir desta sexta-feira, também está iniciada a venda dos ingressos. Ao preço de R$ 50, a compra dos tickets será feita exclusivamente pela internet, através da plataforma MinhaEntrada. O primeiro ingresso, inclusive, foi vendido durante o evento.

Para o diretor do instituto, Adílcio Cadorin, o momento é simbólico. “Depois de 18 anos, a cidade voltará a se reencontrar com sua própria história e tem como palco, o Centro Histórico onde, em 1839, foi proclamada a República Catarinense”, comenta.

Anita e Giuseppe

Tomada de Laguna não relembra apenas os feitos republicanos de 1839, mas conta como surgiu um dos maiores romances revolucionários da história mundial: o amor entre Ana Maria de Jesus Ribeiro e Giuseppe Garibaldi.

Para dar vida à heroína, a atriz escolhida foi a lagunense Lize Souza, que já a encenou outras vezes. A mais recente foi na série televisiva Anita: amor, luta e liberdade, da NDTV. Já o revolucionário italiano será interpretado por Werner Schünemann, que também já deu vida a Giuseppe em outras oportunidades, inclusive na Tomada. “Esse é um dos espetáculos mais legais dos quais já participei e estou ansioso em retornar”, disse o ator, que participou por vídeo do evento.

A noite de lançamento foi abrilhantada por uma apresentação dos tenores João Rodrigues Junior, Gero Perito e Neusa Preuss, e pelas Guardiãs de Anita. “Esse espetáculo é a nossa história e por isso fará parte do nosso calendário”, comemora o prefeito de Laguna, Samir Ahmad. O fomento para financiar o evento em 2022 veio através de convênios firmados pelo Cultura com a prefeitura e com o Governo do Estado de Santa Catarina, num total de R$ 662 mil.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: CulturAnita