Angelica Brunatto
Tubarão

 
Todos os vereadores Capivari de Baixo já começaram a devolver os recursos gastos com diárias para viagens em 2009, 2010 e 2011. A prestação de contas e o pagamento foi acordado com o Ministério Público (MP) em setembro do ano passado, quando os vereadores assinaram um Termo de Ajuste de Conduta. 
 
Capivari foi a terceira cidade no estado a gastar mais com diárias em 2009. O valor chegou a R$ 283,3 mil. 
 
Os nove vereadores do município devem pagar, no total, 943 parcelas. Trinta e duas foram pagas até agora. Ainda faltam quitar 911 parcelas. O valor total (com juros) devido chega a quase R$ 190 milhões. A justificativa foi de que o dinheiro foi usados em cursos e viagens feitas para angariar recursos para o município.  
 
Fernando Oliveira da Silva (PMDB) foi o que mais parcelas pagou. Ele apresentou cinco comprovantes de pagamento ao MP. Ricardo Aboite (PP), Jonas Machado dos Santos (PMDB), Ailton Bitencourt (PSD) e Arlei da Silva (PPS) fizeram a restituição de quatro parcelas. 
 
Os vereadores Onassis da Silva (PP), Francisco dos Santos Justino (PSDB) e Valmiro Miranda da Rosa (PMDB) quitaram três parcelas. Já Elto Aguiar Ramos (PDT) prestou conta de apenas dois comprovantes.
Alguns vereadores devolveram valores diferentes do acordado com o MP referentes à primeira parcela. A câmara se retratou, dizendo que eles continuarão a pagar as parcelas com os valores corrigidos.