Os 128 pacientes que testaram positivo para coronavírus em Braço do Norte, 126 estão curados e dois vieram a óbito. Os dados constam no último boletim da Secretaria Municipal da Saúde nesta sexta-feira (15). Esta é a primeira vez que o contador fica zerado, em 62 dias, quando foi registrado o primeiro caso de Covid-19 na Cidade do Vale.

Neste período foram realizados 638 exames, nos quais 511 descartados, há dez pacientes monitoras e quatro suspeitos. Os dois óbitos no município em decorrência da doença ocorreram há três semanas. Uma idosa de 84 anos e um homem de 37 anos foram as duas vítimas da Covid-19.

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.