Caco Barcellos enalteceu a possibilidade dos empresários de proporcionar o evento.
Caco Barcellos enalteceu a possibilidade dos empresários de proporcionar o evento.

Eduardo Zabot
Tubarão

A Feira da Indústria e Comércio de Tubarão (Feincos) deste ano iniciou na semana passada com a Feira CasaPronta e encerrou na noite desta terça-feira, com a palestra "Profissão Empreendedor", ministrada pelo jornalista Caco Barcellos, diretor do programa Profissão Repórter, da Globo. "Essa é uma oportunidade muito boa para quem trabalha em televisão. Normalmente, nós invadimos o espaço delas. Hoje, essas pessoas vão invadir meu espaço", declarou Caco.

O jornalista falou sobre a realidade das profissões e afirmou que hoje todos são empreendedores. "Todas as profissões são empreendedoras, temos que ser inquietos, assim como o repórter, que está sempre ligado pensando naquela situação que pode ser uma pauta e virar uma reportagem", comparou.

A palestra teve a tônica de uma conversa franca, mostrando a vivência do jornalista e apresentação de vídeos. Barcelos falou sobre a profissão que exerce enfrentando desafios diários em busca de informações exclusivas. "No Brasil, temos muitos líderes empreendedores. Esse é o papel do empreendedor na busca constante pela melhor maneira de se posicionar no mercado, seja empresário ou colaborador", ressaltou. 

Feira supera expectativas

A movimentação em negócios ainda não é oficial, mas, para os empresários, não há dúvidas de que a Feincos superou as expectativas este ano. "Em termos de números não temos ainda, mas pela participação do público em todos os eventos não tenho dúvida que foi um sucesso", avalia o presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Eduardo Silvério Nunes.

O secretário de cultura, esporte e turismo do estado, José Roberto Martins, destaca que a feira mostra a realidade da região. "O sul tem potencial, são gerados muitos empregos e a economia é forte", afirma. O secretário não pôde comparecer na abertura do evento, mas fez questão de participar da palestra de encerramento.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, Felipe Nascimento, o evento foi resultado de um planejamento bem feito. "A união das forças empresariais foi fundamental para o sucesso da Feincos", analisa. A ideia para 2014 é ampliar e qualificar ainda mais a feira.