O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade referente à semana de 22 a 26 de novembro de 2021. De acordo com as coletas realizadas em 231 pontos analisados, 183 estão próprios para banho no litoral catarinense, o que representa 79,2% de propriedade. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 72 estão em condições de receber banhistas, o que representa 82,8 %. Em um comparativo com o último relatório divulgado, 20 pontos passaram da condição de impróprio para próprio.

As amostragens e ensaios foram efetuados nos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

Como a análise de balneabilidade é feita

O IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros para a realização das coletas, que são efetuadas pelas equipes de segunda a quarta-feira. Posteriormente, as amostras são levadas para o laboratório central do IMA, em Florianópolis. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, o IMA analisa a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos.

São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado de balneabilidade. Quando começa a temporada do verão, a frequência de análise é semanal (entre novembro e março). Quando, em 80% das análises, a quantidade da bactéria é inferior a 800 NMP por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio para banho. Já um ponto é considerado impróprio quando em menos de 80% das análises a concentração de E. coli é inferior a 800 NMP/100ml. O ponto também é imediatamente classificado como impróprio quando supera o valor de 2000 NMP/100ml.

Divulgação dos Resultados

Atualmente, durante a baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é realizada mensalmente e sai no último dia últil do mês. Já de novembro a março, na alta temporada, os resultados das amostras são divulgados todas as semanas, sempre na sexta-feira, no período vespertino. Os resultados e históricos das coletas podem ser acessados na íntegra pelo site: balneabilidade.ima.sc.gov.br e pelo aplicativo Praia Segura.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Santa Catarina