Terremoto atinge o sul da Califórnia, nos EUA

Um terremoto atingiu a região sul da Califórnia nesta quinta-feira (4). O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) revisou a magnitude do tremor para 6,4.

O epicentro do tremor foi registrado a uma profundidade de 8,7 quilômetros perto de Ridgecrest, cidade a 175 km de Los Angeles com cerca de 27,6 mil habitantes.

Os bombeiros da região registraram 24 chamados relacionados ao terremoto – de emergências médicas a pequenos incêndios causados por danos nas estruturas. Por enquanto, porém, não há registro de vítimas ou colapsos estruturais mais sérios.

Moradores de outras localidades na Califórnia, como Los Angeles, sentiram o terremoto. Houve, inclusive, relatos de réplicas momentos depois.

O Departamento de Bombeiros de Los Angeles informou que preparou um plano de emergência para atender possíveis chamados relacionados ao terremoto. “Por favor, não telefonem para o número de emergência, a não ser que haja feridos ou outros problemas perigosos”, pediram.

Quem estava em Las Vegas, que fica em outro estado – Nevada -, também relatou ter sentido o tremor. Não há relatos de danos nessas áreas.

Segundo o jornal “Los Angeles Times”, trata-se do mais forte terremoto da região desde 1994, quando um tremor de magnitude 6,6 matou dezenas de pessoas.

A Califórnia fica na região conhecida como Anel de Fogo do Pacífico, onde terremotos e vulcões são mais frequentes devido aos encontros das placas tectônicas.

Foto: AFP Polícia Rodoviária Califórnia