O transporte público de Imbituba será retomado nesta segunda-feira (15) com uma série de medidas de segurança. Por isso, hoje as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Saneamento (Seinfra), com o apoio do Corpo de Bombeiros, realizaram a higienização do terminal urbano.

Esse tipo de serviço será feito diariamente no terminal, ao fim de cada expediente. Os ônibus serão higienizados ao fim de cada itinerário. Neste domingo, também foi feito o mesmo processo de limpeza no calçadão da Rua Nereu Ramos. Nos espaços, foram utilizadas água e água sanitária.

Medidas de segurança
A empresa prestadora do transporte público deverá adotar várias medidas de higiene relacionada aos acessos e aos veículos. Além do álcool gel 70%, para serem utilizados pelos motoristas e os passageiros, as janelas dos ônibus deverão ficar abertas.

A lotação máxima deverá corresponder à ocupação de todos os assentos. Podem ficar de pé, no máximo, 10 de passageiros. O distanciamento social é obrigatório, assim como o uso de máscaras.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) apropriados deverão ser disponibilizados aos motoristas e funcionários do transporte público. A empresa deverá realizar, antes de cada viagem (nos pontos finais dos itinerários), a higienização dos puxadores, interruptores, barras de segurança, corrimãos e demais áreas de contato.

Pessoas acima de 60 anos não poderão utilizar o transporte. Hipertensos, cardiopatas, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos ou portadores de doenças crônicas são orientados a não circular nos veículos.

Números na cidade
Segundo o último boletim divulgado neste sábado (13), o município possui 183 casos confirmados de coronavírus, 44 recuperados, 139 em tratamento – sendo 138 em casa e um no hospital -, 1149 casos descartados (exames coletados com resultado negativo) e 31 suspeitos. Não há registro de mortes.