#Pracegover Foto: na imagem há duas mãos com luvas, uma seringa e agulha
#Pracegover Foto: na imagem há duas mãos com luvas, uma seringa e agulha

A Fundação Municipal da Saúde anunciou que a terceira fase da vacinação, que acontecerá neste sábado (15), será realizada apenas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Como divulgado anteriormente, a imunização aconteceria nas UBSs e na Sala Central de Vacinação, localizada no Centro de Referência em Saúde da Margem Direita, em Oficinas, porém agora, os grupos que forem se imunizar devem procurar uma das 32 Unidades Básicas de Saúde do município.

Com a terceira fase ampliada, pessoas de com 45 anos ou mais, que possuem comorbidades, maiores de 18 anos que sejam portadores de Síndrome de Down ou que sejam transplantados (órgãos sólidos e/ou medula óssea) e pessoas com mais de 45 anos com deficiência permanente grave, podem se imunizar nesse sábado.

É importante ressaltar que as comorbidades inclusas nessa fase da imunização são: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças de aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, Síndrome de Down e cirrose hepática.

A vacinação deste sábado será das 9 às 15 horas, e quem for se imunizar deve levar um atestado médico e a prescrição ou exames que comprovem a patologia do paciente (validade de um ano para as prescrições de medicamentos de uso não controlados). Além disso, todos os grupos devem estar portando um documento com foto, comprovante de residência e a Carteira Nacional do SUS.

Em relação às gestantes e às puérperas, com comorbidades, cuja vacinação acontece de forma exclusiva na Sala Central da Policlínica, estas devem ficar atentas ao fechamento da unidade neste sábado (15), com o serviço sendo normalmente retomado na segunda-feira (17), das 8 às 19 horas.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Tubarão