#Pracegover Na foto, árvore, vento e chuva
Foto: Banco de imagens Notisul

Afastamento de uma frente fria e a formação de uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul deixa a terça-feira com variação de nuvens e pancadas de chuvas isoladas em Santa Catarina.

Não se descarta a chance de temporais isolados. Ainda se espera altos acumulados de chuva em localidades do centro-leste do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos e deslizamentos pontuais.

A temperatura fica amena no decorrer do dia no estado. No amanhecer, a mínima fica perto de 8°C no Planalto Sul, varia de 11°C a 15°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale e de 16°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 14°C no Planalto Sul, varia de 14°C a 19°C nas demais áreas.

Ventos de leste na porção centro-leste e de nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de moderada intensidade (40 a 60 km/h) no Litoral Sul e Grande Florianópolis. O mar fica agitado, com ondas de leste e altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos de 3,0 m) no Litoral Sul e Grande Florianópolis. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (09/06)
A formação de uma área de baixa pressão próximo ao litoral do estado favorece pancadas de chuvas isoladas do Meio Oeste a Grande Florianópolis. Há chance de altos acumulados de chuvas entre a Grande  Florianópolis e o Litoral Sul. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos e deslizamentos pontuais.

A temperatura fica amena no decorrer do dia no estado. No amanhecer, a mínima varia de 10°C a 15°C na porção oeste, Planaltos, 15°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, a máxima chega aos 22°C no Oeste, Litoral Norte, 15°C no Planalto Sul e varia de 15°C a 20°C nas demais áreas.

Ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (50 a 70 km/h) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis. O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos, como queda de galhos, interrupção do fornecimento de energia elétrica, entre outros. O mar fica agitado em todo litoral, com ondas de leste, altura de até 3,0 m no Litoral Sul, 2,5 m na Grd. Florianópolis e 2,0 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – Na quinta-feira (10) a umidade vinda do oceano ainda favorece chuva isolada na Grande Florianópolis, Litoral Sul. Áreas de instabilidade devem atuar na porção oeste, no período da tarde, e ocasionar chuva isolada. Sexta-feira (11) com sol e variação de nuvens no decorrer do dia no estado.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul