Imagem: Defesa Civil de Santa Catarina

Na terça-feira (12), a circulação marítima segue favorecendo o transporte de umidade do oceano para a costa deixando o tempo nublado e com chuva no centro-leste do estado.

A chuva deve ocorrer de forma mais persistente sobretudo entre a madrugada e manhã de terça entre a Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde os acumulados esperados são pontualmente elevados. O risco é moderado para ocorrências associadas a chuva intensa e volumosa.

Na porção oeste o sol volta a aparecer entre nuvens e não há risco para ocorrências meteorológicas na região.

Os ventos sopram de nordeste no litoral e varia de oeste a sudeste entre os Planaltos e Extremo Oeste de Santa Catarina.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (13/10)
Na quarta-feira (13), a circulação marítima perde força com os ventos passando a soprar de nordeste no centro-leste de SC. Com isso, o tempo estabiliza ao longo do dia e o sol aparece entre nuvens no estado.

No final do dia, uma área de baixa pressão associada ao transporte de calor e umidade da região amazônica volta a deixar o tempo instável no oeste catarinense. Há chance de temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais na porção oeste ao final do dia.

A manhã é de temperaturas entre 10°C e 15°C dos Planaltos ao Oeste e entre 15°C e 18°C no litoral e Vale do Itajaí. A tarde a máxima chega aos 28°C no Extremo Oeste e varia de 21°C a 26°C nas demais áreas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – Na quinta-feira (14) são esperadas pancadas de chuva em Santa Catarina, com chance de temporais isolados entre os Planaltos e a porção oeste. Na sexta-feira (15) o sol volta aparecer entre nuvens e, entre a tarde e a noite, há chance de pancadas de chuva isoladas nas áreas próximas ao RS.