Imagem: Governo de Santa Catarina

A formação de uma área de baixa pressão alongada entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e seu deslocamento em direção ao oceano combinada ao calor, favorecem a formação de áreas de instabilidade que ocasionam pancadas de chuvas de forma isolada com raios no Planalto e Litoral Sul.

O risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas aos temporais isolados. Nas demais áreas o dia será de sol com poucas nuvens.

Amanhecer com temperaturas mínimas de 10°C a 14°C nos Planaltos, Meio Oeste, 15°C a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 30°C a 36°C na porção oeste e Litoral Sul; 28°C a 31°C no norte do estado, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e até 27°C no Planalto Sul.

A umidade deve ficar abaixo dos 30% na porção oeste, o que pode ocasionar riscos à saúde (como dor de cabeça, desidratação, entre outros). Ventos de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, em torno de 50 km/h.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (19/08)
Uma massa de ar quente e seco atua sobre todo o estado e favorece um dia com predomínio de sol a poucas nuvens e calor.

Amanhecer com temperaturas mínimas de 11°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, 15°C a 19°C no restante do estado. À tarde, as máximas variam de 31°C a 37°C na porção oeste e Litoral Sul; 28°C a 32°C no norte do estado, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e até 28°C no Planalto Sul.

Ventos de quadrante norte com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (40 a 70 km/h) do Extremo Oeste ao Litoral Sul, o que indica um risco baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – Na sexta-feira (20) e sábado (21) a massa de ar seco e quente segue atuando em Santa Catarina e favorece dias com predomínio de sol a poucas nuvens e calor. As temperaturas máximas ficam altas e chegam aos 34°C na porção oeste, 30°C no Meio Oeste, 28°C no Planalto Norte e variam de 23°C a 26°C nas demais regiões. Na sexta, as rajadas de ventos devem ser de moderada a forte intensidade (40 a 70 km/h) do Extremo Oeste ao Litoral Sul.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul