#Pracegover Na foto, neve sobre o gramado e ao fundo uma pessoa
Foto: Rodrigo Rocha - Foto Argus/ Divulgação

Uma massa de ar frio, de origem polar, deixa a terça-feira com sol a poucas nuvens e sensação de frio intenso em todo estado. O dia começa com geada ampla em boa parte do estado (exceto localidades do litoral).

Amanhecer de temperaturas baixas, com mínimas de -4°C a 2°C (pontualmente podendo ser ainda menores) na porção oeste, Planaltos, Alto Vale, 2°C a 10°C nas demais regiões. Ainda há chance de neve na Serra entre a noite desta segunda-feira e manhã de terça.

À tarde, as máximas não passam dos 4°C no Planalto Sul, variam de 3°C a 10°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale, 10°C a 15°C nas demais áreas. O risco é alto para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas.

Ventos de sudoeste a oeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h. O mar segue agitado, com ondas de sudoeste. Altura de 2,5m a 3,0 m (com picos de 3,5 m) no Litoral Sul, de 2,0 m a 2,5 m na Grande Florianópolis e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (30/06)
A quarta-feira segue sob influência da massa de ar frio, de origem polar. Dia será com sol a poucas nuvens e sensação de frio intenso em todo estado e geada ampla em boa parte do estado (exceto localidades do litoral).

Amanhecer de temperaturas baixas, com mínimas de -3°C a 2°C (pontualmente podendo ser ainda menores) na porção oeste, Planaltos, Alto Vale, 2°C a 10°C nas demais regiões.

À tarde, as máximas voltam a subir gradualmente, mas não passam dos 10°C no Planalto Sul, variam de 10°C a 14°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale e não passam dos 16°C nas demais regiões. O risco é alto para ocorrências relacionadas com as baixas temperaturas.

Ventos de sudoeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h. O mar segue agitado, com ondas de sudoeste. Altura de 2,0m a 2,5 m (com picos de 3,0 m) no Litoral Sul, Grande Florianópolis e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – Na quinta-feira (01) e sexta-feira (02) a massa de ar frio começa a perder força e desloca-se em direção ao mar, mas ainda deixa os dias com predomínio de sol a poucas nuvens. As temperaturas mínimas seguem baixas no amanhecer em boa parte do estado, variando de -1°C a 4°C na porção oeste, Planaltos. As máximas, gradualmente, voltam a subir no estado, chegando aos 17°C no Planalto Sul e variando de 18°C a 22°C em boa parte do estado na sexta.