Domingo

O domínio de uma massa de ar bem quente (sistema de alta pressão) influência SC. Tempo bom e seco com predomínio do céu claro a sol e algumas nuvens (ensolarado). 

No decorrer da tarde e noite, intervalos de sol e nuvens a nublado com chance de pancadas de chuva com trovoadas mal distribuídas à tarde e à noite devido ao forte calor. 

Risco de temporal isolado com potencial de danos (granizo, raios, chuva intensa e ventania). Umidade relativa do ar baixa no período da tarde com picos mínimos entre 25/40%. Muitas cidades/regiões de SC passam sem chuva.

Temperatura: extremamente alta à tarde em SC (só no topo da Serra, acima dos 1500 m e nas praias é que fica próximo ou abaixo dos 30°C). Mínimas entre 11/14°C (região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema nas baixadas e vales). 

Máximas variando entre 39/42°C em pontos do Extremo Oeste e Litoral Sul (fresco na orla). Valores históricos para outubro em várias cidades do estado (Recorde entre  as 2 maiores máximas em mais de 50/100 anos).

Vento: Variável de noroeste a norte/nordeste com rajadas ocasionais em torno de 20/40 km/h com intervalos de fraco (rajadas acima dos 50 km do Centro do Litoral Sul ao sul da Ilha de SC da orla para o alto mar). No decorrer da tarde ou noite, o vento sul poderá entrar no Sul e à noite na Ilha de SC. 

Altura de ondas em torno de 0,5/1,0 m nas praias de mar grosso com picos de 2,0 em alto mar. Ruim a regular para navegação no alto mar com barcos pequenos. Nas demais áreas vento bem variável de nordeste/noroeste a sudeste/leste com rajadas ocasionais em torno ou acima de 25/45 km/h. Condições favoráveis para atividades ao ar livre (lavouras, pomares, colheita e tratamento); Algum risco de tarde/noite devido às pancada isoladas.

Tendência do Tempo (Resumida) – Segunda-feira (14/10): No Litoral Sul e Topo da Serra, o dia segue instável ao longo do dia com chuva e queda na temperatura. Frio no Litoral Sul. Nas demais áreas com tempo estável pela manhã com sol e calor com pancadas de chuva com trovoadas isoladas entre a tarde e noite. Risco de temporal no Oeste e Meio Oeste.

Foto: Tubarão/Crédito: Mirna Graciela/Notisul