Prefeito e vice eleitos, Olavio Falchetti e Akilson Machado visitaram escolas e não perderam a oportunidade de brincar com as crianças. A educação é uma das prioridades dos novos gestores
Prefeito e vice eleitos, Olavio Falchetti e Akilson Machado visitaram escolas e não perderam a oportunidade de brincar com as crianças. A educação é uma das prioridades dos novos gestores

 

Zahyra Mattar
Tubarão
 
O primeiro escalão da prefeitura de Tubarão está quase que inteiramente formado. A expectativa é que o prefeito e vice eleitos, Olavio Falchetti (PT) e Akilson Machado (PT), anuncie amanhã os primeiros nomes. Contudo, antecipa Olavio, ainda é esperada a resposta de algumas pessoas convidadas a ajudar na gestão a partir do próximo ano.
 
“Temos o planejamento de anunciar até sexta-feira (amanhã), mas ainda existem alguns pontos a serem definidos. Caso não haja uma solução até lá, deixamos para a próxima semana”, resume o prefeito eleito.
 
Até agora, o único nome confirmado é o da pedagoga Jane Dal Bó Falchetti, esposa de Olavio. Ela assumirá a vaga da Fundação de Desenvolvimento Social. Também existe a possibilidade de aglutinar secretarias e eliminar pastas consideradas desnecessárias.
 
Inicialmente, Olavio e Akilson pensam é ter uma máquina enxuta, com uma média de oito a dez pastas. A prioridade da dupla continua a ser a de buscar nomes dentro da própria prefeitura.
 
“Todos os nomes sugeridos são de técnicos. Pessoas com conhecimento das áreas para as quais foram indicadas. Mas nem todos são concursados. Se encontrasse servidores com perfil e com os três ‘Cs’ (competência, confiança e comprometimento), o secretariado seria inteiramente de servidores efetivos, mas não é a realidade”, lamenta Olavio.
 
E justamente por ter conhecido esta realidade do serviço público municipal de Tubarão,  o prefeito eleito quer começar o próximo ano com uma espécie de choque de gestão interna. “Muitos estão desanimados, sentem-se desvalorizados. Isto precisa mudar”, antecipa Olavio.
 
Maratona de visita as escolas continua
Há pouco mais de uma semana, o prefeito e o vice eleitos de Tubarão, Olavio Falchetti (PT) e Akilson Machado (PT), iniciaram uma maratona intensa de visita as escolas e centros de educação infantil da rede municipal de ensino.
A ação é realizada em conjunto com representantes da Fundação Municipal de Educação e a equipe de transição. Nesta semana, o grupo passou pelas instituições Professor Cleto da Silva, Padre Paulo Herdt e Francelino Mendes.
As creches Anjos da Guarda, Branca de Neve, Borboleta Azul e Sete Anões. Neste último, a equipe aproveitou para conferir as obras de construção da nova sede da creche, que está em andamento. 
A pedagoga Jane Dal Bó Falchetti, esposa de Olavio, também acompanhou a comitiva. Ela está confirmada à vaga da Fundação de Desenvolvimento Social e aproveitou a oportunidade para conhecer a realidade das comunidades onde estas escolas estão inseridas.