Equipamento promove maior exatidão nos resultados de exames  - Foto:Marcelo Lessa/Divulgação/Notisul
Equipamento promove maior exatidão nos resultados de exames - Foto:Marcelo Lessa/Divulgação/Notisul

Tubarão

Uma nova estrutura tecnológica para exames hematológicos já está disponível para a população. Quem realiza exames como hemograma, contagem de plaquetas, entre outros, podem ter maior precisão, sensibilidade e agilidade na hora da realização, sem precisar pagar a mais por isso. 
 
O equipamento “Sysmex xe 2100” está disponível no Laboratório Santa Catarina. Ele utiliza a metodologia da citometria do fluxo, visto no mundo científico como altamente confiável e eficiente. O produto é indicado para laboratórios de médio e alto volume de amostras, visto que processa mais de 150 por hora. 
 
Entre as vantagens está o aumento da exatidão nos resultados. Isto porque, auxilia o bioquímico através do fornecimento de informações da necessidade de avaliações complementares, e em especial, consegue detectar situações fisiológicas que os métodos tradicionais não conseguem. Um exemplo é a presença de plaquetas jovens. 
 
A citometria do fluxo faz com que a marcação por fluorescência seja um marco para o diferencial leucocitário, pois revela a relação núcleo-citoplasma em cada célula corada individualmente. Esta combinação da dispersão lateral e frontal da luz diferencia as classes leucocitárias com maior precisão. 
 
A tecnologia é pioneira na região, uma vez que estes equipamentos só são encontrados em grandes centros e capitais.