Turnê do grupo de Florianópolis inicia em escolas públicas da região. Apresentação gratuita e aberta à comunidade ocorre hoje na Escola Martinho Alves dos Santos, no bairro São Martinho, em Tubarão.

Tubarão

“Onde foi parar a D. Gentileza?” é o primeiro espetáculo da companhia ‘Teatrando Por Aí’, de Florianópolis, voltado ao público pré-adolescente e adolescente. A turnê, que integra o projeto Caravana Teatral nas Escolas, inicia hoje em Tubarão na Escola Martinho Alves dos Santos, no bairro São Martinho. O espetáculo gratuito aberto à comunidade realiza quatro apresentações a partir das 9h, e amanhã mais duas na Escola Hercílio Luz, no Humaitá. Em seguida, o espetáculo circulará em outros dez municípios catarinenses.

Voltada para alunos de 10 a 15 anos, Onde foi parar a D. Gentileza? traz à tona como a hostilidade, a intolerância e os rompantes extremos em geral têm afastado a gentileza das pessoas. Escrito pela atriz e dramaturga Marina Monteiro, também autora de outras peças do grupo, ela observa que falar de gentileza é mais amplo que falar das convenções da boa educação. “Falar de gentileza é uma atitude política, de vida, humanitária, de transformação de mim mesma, e do mundo. Por que não?”, questiona. A autora acrescenta que a gentileza não tem uma só cara, uma só idade, nem uma só cor. “Ela é muitas, todas, é potente! E desde que acreditemos e lutemos por ela, a gentileza sempre será encontrada durante a nossa jornada”, destaca.

Segundo o ator e coordenador geral do projeto, Eder Schmidt, cada turnê é aguardada com alegria pelo grupo, que já tem nove anos de estrada. “Foram mais de 700 apresentações em escolas públicas e mais de 60 mil alunos contemplados pelo Brasil afora. Um sentimento de orgulho por esse projeto cultural”, reconhece Schmidt. O projeto Caravana Teatral nas Escolas, completa o ator, “consiste em levar a arte teatral para os públicos infantojuvenil nas unidades de ensino público em Santa Catarina, contribuindo para a sua democratização e popularização”.