Transposição do Canal de Laranjeiras, na comunidade de Cabeçuda, em Laguna, é um dos principais gargalos na BR-101 sul. O motivo: é a principal passagem para acessar as praias da região
Transposição do Canal de Laranjeiras, na comunidade de Cabeçuda, em Laguna, é um dos principais gargalos na BR-101 sul. O motivo: é a principal passagem para acessar as praias da região

Tubarão

 

A melhoria no tráfego de veículos na BR-101 somente será concreta quando toda a duplicação da rodovia terminar. Mas, para isso, ainda há um caminho longo, especialmente porque existem os trechos com obras-de-arte especiais remanescentes, não licitadas em 2004.
 
É o caso do Morro do Formigão, em Tubarão, onde será perfurado um túnel, e em Cabeçuda, em Laguna, onde uma ponte será erguida. O que se pode fazer são ações paliativas para não inviabilizar o verão.
A região é destino de muitas famílias na temporada mais quente do ano. Nos fins de semanas e feriados, o número de veículos é pelo menos três vezes maior do que o normal.
 
E é no sentido de colaborar com sugestões que diminuam as filas e minimizem o transtorno gerado pelas obras em andamento – e pela falta delas – que a Associação Vias do Sul, sediada em Tubarão, encaminhou às autoridades, algumas possíveis alternativas para os “gargalos” da BR-101 entre Tubarão e Laguna.
 
A campanha de coleta de sugestões iniciou há dois meses, pela internet. O presidente da Vias do Sul, Raphael Bianchini da Silva, entende que muitas das ideias poderão ser facilmente colocadas em prática.
 
A associação pretende desenvolver mais uma campanha de conscientização. O objetivo é alertas os motoristas quanto à sinalização precária e aos desvios, principalmente no trecho entre Capivari de Baixo e Laguna, além de incentivá-los ao bom comportamento no trânsito.
 
Última passagem inferior é liberada
A última obra-de-arte especial (OAE) de grande porte no lote 26, de Tubarão a Sangão, está pronta. Com a liberação da passagem inferior (PI) de acesso a Treze de Maio, mais um desvio é eliminado no trecho, cujas pistas estão 100% duplicadas.
A PI servirá de acesso à SC-441, que liga a BR-101 a Treze de Maio, e absorverá também o trânsito local nas imediações da comunidade da Costa da Lagoa, em Jaguaruna. A passagem edificada tem o mesmo tamanho da estrutura da obra em execução no bairro São Cristóvão, com 14,80 metros de extensão.
O Departamento Nacional de Infraestrutura em transportes (Dnit) também finalizou a pintura das faixas de eixo e bordo das pistas e a instalação de placas de sinalização. A construtora Triunfo, responsável pelos trabalhos no lote 26, atua agora na finalização da drenagem e na recomposição do pavimento nas ruas laterais da PI.
Atualmente, o motorista que trafega pela BR-101 sul tem 67 quilômetros de pistas duplicadas, entre Tubarão e Araranguá, à disposição. No lote 26, o único trecho ainda em obras é entre os quilômetros 341 ao 342, onde está localizado o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Tubarão.
 
Alternativas  l  confira o que é sugerido pela população e membros da associação Vias do Sul
♦ Fluxo único e contínuo no Lote 25
O objetivo é inviabilizar o tráfego pela pista da esquerda, acostamento nos trechos já duplicados entre o Rio Capivari e o Canal das Laranjeiras, além de impedir completamente o tráfego pelas ruas laterais, sem pavimentação. Com isso, haveria uma fila lenta, mas em ritmo contínuo, o que evita o desagradável “arranca e para”.
 
♦ Transporte solidário
Campanha para o transporte partilhado entre amigos e conhecidos, especialmente dos veranistas de Laguna, Itapirubá, Imbituba e Garopaba, residentes na região. Com isso, há redução do número de veículos na BR-101, especialmente no Lote 25.
 
♦ Horários mais apropriados de circulação
Promoção de uma campanha para a divulgação do número de telefone de uma central de informações, capaz de relatar a situação do fluxo na BR-101 em tempo real. Com isso, os congestionamentos, principalmente no Lote 25, seriam menores.
 
♦ Utilização das rodovias municipais, estaduais e da balsa
A medida também visa a redução do número de veículos na BR-101.
 
♦ Transporte inter-modal alternativo
Campanha para uso de transporte coletivo. A medida também visa reduzir o fluxo de veículos na rodovia.
 
♦ Transporte fluvial alternativo
Campanha para uso de transporte fluvial entre o píer do Clube 29 de Junho, em Tubarão, e o píer da margem esquerda do canal da barra da Lagoa de Santo Antonio dos Anjos, em Laguna. Com isso, a quantidade de veículos em circulação também é reduzido.
 
♦ Transporte ferroviário alternativo
Campanha para uso do modal entre Tubarão e a estação do bairro Cabeçuda, em Laguna, para reduzir o fluxo de veículos na BR-101
 
♦ Segunda pista no sentido sul e no norte, no canal das Laranjeiras
A medida visa a ampliação do fluxo, nos dois sentidos da rodovia, a partir do fim do próximo ano até que a nova ponte de Cabeçuda fique pronta.