Curitiba é a nova parada do Bondinho de Portugal, o roadshow denominado “Portugal: país autêntico,

genuíno e diversificado”, que propõe, a bordo do tradicional Prazeres 28, um passeio virtual pelo país

eleito melhor destino turístico do mundo. 

A atração, promovida pela Turismo de Portugal (orgão ligado ao Ministério da Economia), está disponível entre 9 e 11 de outubro de 2018, no Shopping Estação, localizado na Av. Sete de Setembro, 2775, Rebouças, região central da capital paranaense.

Ao visitar o bonde elétrico de Lisboa o público poderá contemplar uma verdadeira viagem pela história e  cultura de Portugal, incluindo a rica gastronomia, as regiões vinícolas, as belezas naturais e urbanas, tudo isso na companhia do poeta Fernando Pessoa, representado por uma estátua que acompanha a mostra.

O primeiro dia do evento, em Curitiba, foi destinado aos profissionais do turismo, com treinamento e sessões de capacitação que certificam a aptidão dos profissionais para comercializar pacotes para o destino. A partir do segundo dia, a visitação foi aberta ao público, gratuitamente.

Nos últimos dois anos, o bondinho passou por cidades de quatro regiões do Brasil, habilitando mais de 1800 agentes de viagem e recebendo cerca de 20 mil visitantes. “O sucesso foi enorme, e isso nos levou a repetir essa ação, incluindo algumas novas cidades. Nosso objetivo maior é difundir Portugal em todo o território brasileiro”, declarou Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil.

Portugal está vivendo um momento ímpar no turismo. Recebendo atenção dos governantes, o país se dedica à promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, obtendo ótimos resultados. Foi escolhido como o melhor destino do mundo em 2017, pelo ‘World Travel Awards’, a principal premiação do setor, e já é responsável por cerca de 10% do PIB português.

O Brasil está entre os maiores mercados emissores de turistas para Portugal, ocupando a liderança de visitantes fora da Europa. Em 2017, o país recebeu o número recorde de 869 mil brasileiros, à frente de norte-americanos, que totalizaram 685 mil viajantes, no mesmo período. Esta é a segunda vez que o bondinho amarelo desembarca em Curitiba. A primeira foi em 2016, com grande sucesso de público.