#ParaTodosVerem Na foto, a fachada da Escola Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto, em Nova Veneza. Na frente, há uma placa com os dizeres:
A Escola da Fazendinha, como ficou apelidada pelos próprios funcionários e comunidade, foi construída em 1989, possui 42 funcionários e 403 alunos do 1º ao 9º ano - Foto: PMNV | Divulgação

Quem não lembra dos vereadores de Nova Veneza “quase infartando” de tanto rir enquanto os prêmios da rifa da fazendinha, promovida pela Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto para arrecadar fundos para o Dia das Crianças, eram lidos durante uma sessão da Casa. O vídeo viralizou e ajudou muito a instituição a vender os bilhetes no mundo (sim, no mundo!). O sucesso foi tanto, que este ano a rifa da fazendinha será novamente lançada, e com grandes incrementos na premiação: agora vai ter bezerro, ovelha, peixe em aquário e galo de bombachas!

Segundo a diretora da escola, Jussara Sávio, o custo dos bilhetes segue igual: R$ 2 cada. “A gente vai colocar uma ovelha, um bezerro e um galo de bombachas, que é cheio de penas embaixo, o que representa a bombacha do gaúcho. E teremos o peixe no aquário também, e a tilápia”, enumera. Haverá ainda três porcos, galinhas, pato, cucas, queijo, torresmo e salame. “Esse ano ganhamos dez quilos de salame, e vai ter costela também”, conta. Os mimos são todos doados por pais de alunos. Eles trabalham no campo e se prolificaram a doar para ajudar a escola. Nova Veneza tem pouco mais de 13 mil habitantes e a economia é baseada na agricultura. O lançamento da nova edição vai ocorrer na Festa Julina do colégio, em 9 de julho.

Os sorteios estão previstos para setembro. A rifa viralizou através de um vídeo em que os vereadores caíram na gargalhada durante a sessão, enquanto a lista de prêmios, que tinha torresmo, galinha choca com pontinhos, porco e tilápia, era lida em voz alta (assista abaixo). Inicialmente, a ideia era levar, no ano passado, duas turmas da escola que mais vendessem números para a pizzaria. Mas com o sucesso da ação, todos os 403 alunos, além de professores e funcionários, puderam participar. A rifa acabou vendendo 48 mil bilhetes e arrecadou cerca de R$ 100 mil. O dinheiro foi usado para as celebrações da Semana da Criança e também para melhorias na escola. Em 2021 houve ganhadores no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Na ocasião, bilhetes foram vendidos até para outros países de todos os continentes.

Texto: Zahyra Mattar | Notisul, com informações das redes sociais

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul