Startup SC: Programa de capacitação está com inscrições abertas

Florianópolis

O programa de capacitação Startup SC, iniciativa do Sebrae/SC em parceria com o Governo do Estado, está com inscrições abertas para nova turma. Empresas de base tecnológica iniciantes podem se inscrever desde ontem até o próximo dia 19 para o programa, que possui duração de cinco meses e oferece, além de capacitação, acesso a rede de empreendedores do ecossistema de sucesso catarinense. Esta é a oitava edição do programa e pela primeira vez estará selecionando 30 startups. O resultado da seleção será divulgado no dia 28 do mês que vem.

Para participar, o empreendedor deve se inscrever por meio deste link. As selecionadas participarão de cursos, palestras, workshops, mentorias presenciais e on-line gratuitamente. As consultorias presenciais ocorrem na cidade de Florianópolis e Joinville simultaneamente durante os cinco meses de treinamento. Não é necessário ser pessoa jurídica para participar do programa.

O sucesso dessa metodologia é refletido no número de empresas nascentes que passaram pelas turmas do Startup SC e continuam no mercado: 64% ainda estão ativas em um cenário nacional em que 74% das startups não sobrevivem aos primeiros cinco anos, de acordo com estudo (clique no link) da Startup Farm. Além da capacitação os participantes ganham créditos para utilização nas plataformas AWS, Google Cloud e IBM Cloud, assinatura de um ano na ContaAzul, dois anos de isenção na mensalidade da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), tarifas especiais para transações na Asaas, entre outras vantagens.

Cases de sucesso

Para Marcela Graziano, CEO da Smarket, empresa que desenvolve soluções para o varejo, participar do programa foi enriquecedor. “Com as mentorias do programa aprendi como gerir uma startup, antes disso achava que poderia fazer como em qualquer outra empresa e aplicava as metodologias que conheci na faculdade. Depois que entendi a diferença de gestão, ganhei muita velocidade e expertise do negócio. Cada tipo de empresa tem os seus próprios desafios e com as mentorias certas aprendemos a superá-los”, comenta Marcela. Quando entrou no programa a Smarket era apenas uma pessoa, agora, o time possui 13 integrantes.

Para Renan Luiz Lecheta, CEO da Conaz, startup da área de construtech, O programa Startup SC foi essencial na trajetória da empresa. Participands da 6ª turma em 2016, ano em que a Conaz estava validando o product market fit, crescendo equipe, e preparando sua primeira rodada de investimento para desenvolver o sistema de cotações e compras.

“Portanto todo o conhecimento complementar proporcionado semanalmente nos encontros aos sábados foi estratégicos para capacitar os fundadores para crescer a startup e superar os desafios. Comparo o programa a uma pós-graduação em conceitos que envolvem um startup business. Sem contar que pela criteriosa seleção do programa, que acaba como um filtro de boas startups que o Sebrae faz e isso gera um selo de qualidade no ecossistema como um todo. Considero o Sebrae um dos grandes parceiros da Conaz nesses quase dois anos e meio de trajetória”, completa Renan.