Maycon Vianna
Tubarão/Braço do Norte

Os dentistas Tarcísio Alex Fonseca e Lucienne Xerfan de Oliveira, que atuam em Braço do Norte e Tubarão, querem levar mais alegria para crianças de baixa renda da região sul de Santa Catarina. Eles pretendem ver estampado no rosto de cada uma delas um sorriso bonito, livre de cáries e outros problemas. Por isso, integram a Turma do Bem desde 2002. “Somos integrantes de uma Organização Não Governamental (ONG) que visa levar mais saúde bucal às crianças. Nada melhor do que ver os dentes em dia e o sorriso no rosto delas. Isso é muito gratificante”, destaca Tarcísio.

Os profissionais atendem crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos, desde que comprovem que são de famílias com baixa renda. “A ideia é fazermos uma triagem nas escolas da Amurel e da Amrec (região de Criciúma) para saber quem realmente precisa de atendimento odontológico. É um trabalho social importante”, enfatiza Tarcísio.

Para ajudar mais crianças e adolescentes, é preciso que mais profissionais apoiem a iniciativa. Por isso, hoje, no Clube Cruzeiro, em Braço do Norte, e quarta-feira, no antigo cinema do Praça Shopping, em Tubarão, será exibido o documentário Boca a Boca. “Este documentário promete conscientizar a população a respeito dos problemas com a saúde bucal das crianças brasileiras”, explica o dentista. O filme, idealizado pelo dentista Fabio Bibancos, propõe uma discussão sobre a precária condição de saúde bucal dos brasileiros e traz um alerta à sociedade.