#Pracegover Foto: na imagem há várias bolsas de sangue
#Pracegover Foto: na imagem há várias bolsas de sangue

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina se envolveu em uma ação solidária em prol à vida do major Bruno Azevedo Lisboa, diagnosticado recentemente com leucemia aguda. O militar está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Baia Sul, em Florianópolis.

O bombeiro Anderson Martins Cardoso pontua que o colega de trabalho marcou uma consulta e ao ser atendido já foi transferido para o hospital. “Começaram aparecer manchas pelo corpo dele e não desapareciam, ele marcou uma consulta e precisou ficar internado”, expõe.

As doações podem ser realizadas em qualquer Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc). O código do paciente é 598410. Nesta semana estão em nível reduzido o tipo A negativo e o B negativo. É importante destacar, que as doações são realizadas mediante agendamento prévio, a fim de manter o distanciamento social, respeitando as medidas de segurança contra a Covid-19.

Para doar, o candidato tem que ter entre 16 e 69 anos de idade – menores de 18 anos precisam do consentimento formal dos responsáveis. O voluntário deve pesar mais que 50 kg e apresentar-se munido de documento oficial com foto. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Cada voluntário pode doar sangue até quatro vezes ao ano, no caso de homens, e três vezes caso se trate de uma mulher, com intervalos mínimos de, respectivamente, dois e três meses.

Pessoas que contraíram covid-19 podem doar sangue, se respeitarem um período mínimo após a melhora completa de sintomas. Para que estejam habilitadas a doar, é necessário que aguardem 30 dias depois que todos os indicativos da doença tenham desaparecido.