Em 55 dias de tempo instável no estado, Laguna registrou 28 dias de chuva  -  Foto:Elvis Palma/Divulgação/Notisul
Em 55 dias de tempo instável no estado, Laguna registrou 28 dias de chuva - Foto:Elvis Palma/Divulgação/Notisul

Tubarão

Os últimos 55 dias foram marcados por chuvas frequentes em Santa Catarina, como foi previsto pelos meteorologistas da Epagri/Ciram no começo da Primavera. Desde o dia 15 de setembro até esta sexta-feira, várias regiões do estado tiveram mais de 40 dias de chuva. Para este fim de semana, a previsão é de sol no sábado e um domingo nebuloso. Há chance de chuva passageira em algumas regiões.

Neste período, os termômetros podem chegar a marcar de 27ºC a 29ºC, e em boa parte das regiões atingir a casa dos 30ºC. Nos últimos meses, o El Niño tem maior influência no sul do Brasil na Primavera, favorecendo o aumento da chuva e tempestades severas. No verão, a influência do El Niño diminui.

Em Tubarão, foram registrados 39 dias com chuva; Jaguaruna 37, Laguna 28, Braço do Norte 26 e Orleans 40. Para os meses de dezembro e janeiro, a previsão é mais otimista com diminuição gradativa da chuva e períodos mais prolongados de sol. A chuva passa a ocorrer em forma de pancadas, mais concentrada no período da tarde e noite, associadas ao aquecimento do dia, característica de verão. Na segunda-feira, a chuva volta. Há risco de temporal com granizo isolado e de descargas elétricas no domingo à noite e ao longo do dia da segunda e terça-feira.