Segunda-feira (19/10):

Tempo: sol em SC, com mais nuvens e chuva fraca no litoral, da Grande Florianópolis ao Norte.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: alta pressão (massa de ar seco) no Sul do Brasil (veja abaixo).

Tendência de 22 a 31 de outubro:
Período com indicativo de chuva escassa e mal distribuída, com acumulado pouco significativo, e temperatura mais elevada em SC, sobretudo no Oeste e Norte do Estado. Grande parte dos dias serão marcados pela presença do sol com variação de nuvens e chuva com trovoadas isoladas, principalmente nos períodos da tarde e noite.

Entre os dias 24 e 26, uma frente fria deve provocar chuva e temporais isolados na maioria das regiões.

Destaque: na Primavera aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto intervalo de tempo.

MARÉ SECA NA COSTA CATARINENSE
Desde ontem (18/10) e até amanhã (20/10) ocorre o fenômeno da maré seca na costa catarinense. O fenômeno é provocado pela influência da lua nova (maré de sizígia) e pelo vento do quadrante Nordeste forte e persistente associado a um centro de alta pressão (anticiclone) no oceano Atlântico Sul.

Estes fatores combinados provocam o afastamento das águas do mar da costa, para o oceano aberto, resultando na maré seca.

Recomenda-se atenção nos locais próximos a desembocaduras de rios, pois a maré seca dificulta a entrada e saída de embarcações, podendo resultar em encalhes.
Fonte: Epagri/Ciram

Foto: Bairro Monte Castelo Tubarão/Crédito: Mirna Graciela/Notisul

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul