Imbituba
 
Tente adivinhar: praia movimentada e limpa, gente bonita, mistura de idiomas… Que praia é está? Ah, claro, faltou dizer que é a única baía brasileira a fazer parte do seleto clube das Mais Belas do Mundo. Sim, é ela, a inconfundível praia do Rosa, em Imbituba.
 
Em uma única tarde observando o vaivém dos moradores e turistas que dividem a areia, o mar e também as piscinas das pousadas, é possível perceber-se as transformações positivas que o Rosa teve nos últimos anos.
 
Placas de sinalização, lixeiras na praia e melhoria das ruas fazem a diferença nesta temporada. Por falar nisso, o tema limpeza é uma bandeira erguida pelos empresários da ACIM/Praia do Rosa, em parceria com a prefeitura.  
 
Neste sentido, o município tratou de fazer a sua parte: comprou um triciclo para auxiliar na limpeza da localidade e cedeu dois servidores para atuar exclusivamente no Rosa.
 
Os cantos norte e sul da praia também estão mais seguros. Além da construção de um posto guarda-vidas em cada um deles (o do norte está em fase de conclusão), o policiamento é eficaz. Prova disso foi a organização do trânsito, por parte da Polícia Militar, durante as festas de fim de ano. Não houve aquele típico engarrafamento.
 
Diferente de outras praias da região, no Rosa, a quantidade de turistas não diminuiu após os festejos de 2010. Pelo contrário: há fila de reserva nas pousadas. Para o Carnaval, o Rosa já é o local mais procurado de Imbituba.
 
O maior reflexo disso é sentido em todo o município em virtude do aquecimento da economia. Atualmente, as praias do Rosa e Ibiraquera já detêm cerca de 10% a 15% da mão-de-obra economicamente ativa de Imbituba.