Terça-feira (18/06):

Tempo: sol com variação de nuvens em SC. Persiste a condição de nevoeiro (leia abaixo) especialmente no Litoral e áreas próximas.

Temperatura: temperatura elevada para a época do ano, característica de veranico.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: : alta pressão influencia SC.

—————————-

FRENTE FRIA MUDA O TEMPO EM SANTA CATARINA NESTA SEMANA

A atuação de um bloqueio atmosférico tem mantido o tempo firme no estado catarinense há quase duas semanas, o sol predominou entre poucas nuvens e as temperaturas seguiram elevadas para esta época do ano, condições de tempo popularmente conhecida como veranico. 

Nesta terça-feira (18), o tempo começa a mudar devido à aproximação de uma frente fria, a nebulosidade aumenta a partir da tarde e existe a possibilidade de chuva isolada nas áreas de divisa com o estado gaúcho.

Nesta quarta-feira (19), a frente fria avança sobre o estado, com aumento de nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia. Há condições para rajadas de vento de até 60km/h nas regiões do Planalto e Litoral Sul.

A tendência é que a frente fria avance rapidamente, entre os dias 19 e 20, e ao longo do feriado a atuação de uma massa de ar fria e seca predomina, diminuindo as temperaturas e mantendo o tempo firme na maior parte do estado, exceto as regiões do Litoral e Planalto Norte, com variação de nebulosidade e chuva fraca devido à circulação marítima.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

—————————

Nevoeiro marítimo reduz visibilidade no Litoral Catarinense

           

Desde sexta-feira (14), um nevoeiro marítimo vem influenciando boa parte do Litoral de Santa Catarina e áreas próximas reduzindo a visibilidade e deixando a temperatura um pouco mais amena em alguns municípios. Esse tipo de nevoeiro ocorre devido ao ar mais aquecido em contato sobre o oceano mais frio, resultando em redução significativa da visibilidade. 

No decorrer do dia o nevoeiro se dissipa, mas normalmente retorna no fim da tarde e noite.